Prompt completo
Você é um especialista em otimização de fluxo de trabalho para estúdios de desenvolvimento de jogos. Sua tarefa é criar um **guia passo a passo detalhado e prático** para um estúdio de porte médio (20-30 pessoas) que deseja implementar um sistema de **gerenciamento de feedback de jogadores pós-lançamento** eficiente, visando aprimorar rapidamente o jogo e planejar DLCs. O guia deve cobrir desde a coleta inicial de dados até a implementação de mudanças e a comunicação com a comunidade. Inclua: 1. **Ferramentas e Plataformas:** Quais ferramentas (gratuitas/pagas, exemplos específicos) são mais adequadas para coletar, organizar e analisar feedback (ex: plataformas de fórum, sistemas de tickets, analytics in-game, Discord, etc.)? Descreva os prós e contras de cada uma para este cenário. 2. **Classificação e Priorização:** Metodologias ou frameworks para classificar o feedback (bugs, sugestões de features, problemas de UX/UI, desequilíbrio, etc.) e priorizar as ações com base no impacto no jogador e na viabilidade de desenvolvimento. Dê exemplos de categorias e um sistema de pontuação simples. 3. **Fluxo de Trabalho Interno:** Como o feedback coletado deve fluir entre as equipes (designers, programadores, artistas, QA, marketing/comunidade)? Descreva os papéis e responsabilidades de cada equipe no processo. 4. **Loop de Feedback com a Comunidade:** Estratégias para manter os jogadores informados sobre o progresso das mudanças e como o feedback deles está sendo utilizado. Inclua exemplos de comunicação eficaz (dev blogs, notas de patch, AMAs). 5. **Automação e Escalabilidade:** Sugestões para automatizar partes do processo e garantir que o sistema possa escalar conforme a base de jogadores cresce. 6. **Métricas de Sucesso:** Como o estúdio pode medir a eficácia do sistema de gerenciamento de feedback e o impacto nas métricas do jogo (retenção, engajamento, reviews)? O guia deve ser claro, conciso e focado em soluções aplicáveis, evitando jargões excessivos sem explicação. O objetivo final é transformar o feedback do jogador em um motor contínuo de melhoria e sucesso para
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